terça-feira, 26 de abril de 2011

Aula 1: Como fotografar - "A Câmera"

Sim, sim, sim! Vamos à nossa primeira aula! Antes de mais nada eu quero deixar bem claro que não escreverei uma enciclopédia em cada post porque isso o torna cansativo e desinteressante e, por isso, sugiro que corram atrás de material complementar. Aproveitando o ensejo, gostaria de indicar um livro que, para mim, é de suma importância todo estudioso da fotografia ter na sua biblioteca. É do renomado John Hedgecoe e tem como título "O Novo Manual de Fotografia: Guia Completo para Todos os Formatos", 4a Edição - Editora Senac São Paulo. As aulas serão embasadas nesta obra mas nem por isso eu transcreverei trechos de texto nela contidos.
Inicialmente, gostaria de delimitar o objeto do estudo nesta ocasião. Todos sabem que existem diversos tipos de câmeras fotográficas, como as famosas compactas, responsáveis pela disseminação da fotografia digital pelo mundo e sua popularização. Também podemos citar as câmeras de médio formato ou a back digital, na qual possui valores exorbitantes principalmente para uma realidade brasileira. Desta forma, peço licença para não tratar sobre estes dois modelos (pelo menos nesse primeiro momento), e sim discorrer apenas sobre aquela máquina que traduz um maior profissionalismo e qualidade de imagens, sem esquecer de seus preços que são mais acessíveis à população em geral: as monoreflex, ou as conhecidas DSLRs (Digital Single Lens Reflex).
Mas afinal, o que é uma câmera fotográfica? Ou melhor, o que é uma "câmara" fotográfica? Isso mesmo, é simplesmente uma câmara escura onde um feixe de luz ultrapassa um orifício e atinge uma superfície fotossensível. Ponto. Agora, encontramos certa simplicidade nesta definição o que não é verificado nas modernas DSLRs.
Para melhor compreender o conceito, é importante conhecer algumas partes ou “peças” que constituem uma máquina fotográfica que listarei:

SENSOR (ou o filme): é a tal da superfície fotossensível. A luz entra em contato com o sensor e através de impulsos elétricos a imagem é revelada. Fica localizada no fundo da camera, verticalmente.
Importante: os sensores possuem diversos tamanhos, variando de acordo com modelos e marcas e isso tem uma implicação importante dentro da fotografia que deixarei um post específico só para tratar disso.

OBJETIVA: leigamente chamada de lente (até na imagem abaixo que peguei no Google erraram! Mas serve para entender o mecanismo). A objetiva, na verdade, é um conjunto de lentes e elementos que permite o usuário selecionar o quadro que pretende fotografar. Classificam-se em três modalidades: grandes-angulares, normais e tele-objetivas. Tratarei de cada uma delas em outro momento.

DIAFRAGMA: vocês lembram quando eu disse sobre “um feixe de luz que ultrapassa um orifício..”? Pois é, esse orifício é o diafragma e esta localizado dentro da objetiva. Podemos compará-la com a iris dos nossos olhos, que tem a capacidade de se abrir ou fechar de acordo com a intensidade luminosa desse feixe.

OBTURADOR: mecanismo em forma de cortina que expõe o sensor ao feixe de luz que ultrapassa o diafragma para a formação da imagem. É importante saber que esta cortina possui velocidade ajustável, o que é fundamental para entender a fotografia. Essa velocidade é a conhecida “tempo de exposição”.

ESPELHO E PENTAPRISMA (ou pentamirror): mecanismos e partes que fazem a luz que passa pela objetiva chegar aos olhos humanos.

VIEWFINDER (ou simplesmente visor): aquela janelinha onde o usuário enxerga a cena ou o quadro. Alguém tem uma definição melhor?




A imagem acima mostra bem o caminho que a luz faz em uma DSLR e qual o papel do espelho e do pentaprisma.

Bom, pretendo não me alongar muito. Logo darei sequência no estudo.

Abraços!

 

sábado, 23 de abril de 2011

Intro

Sim, sim, sim! Primeira postagem do blog e, antes de mais nada, gostaria de fazer uma breve introdução de quais são minhas intenções com essa página.
A idéia surgiu a partir do momento que eu estava dividindo experiências com diversos amigos e até ministrando, sem perceber, "cursos-pílulas" via MSN ou Facebook e me dei conta que poderia agregar conhecimento e absorver novas idéias na fotografia.
Apesar de não ter decidido como será conduzido exatamente esse blog, pretendo dividir os posts com alguns critérios. Primeiro, publicarei algumas aulas bem simples e diretas de como fotografar, voltadas àqueles que estão iniciando neste mundo e que desconhecem conceitos básicos, ou seja, para os experientes talvez seja apenas interessante para retomar algumas dicas já esquecidas.
Num segundo momento, pretendo postar experiências durante a execução de alguns trabalhos e as dificuldades que encontro ou encontrei para realizá-los. É aí que entrará conceitos de nível avançado sobre fotografia (iluminação de estúdio, produção e etc).
Por fim, gostaria de publicar notícias tecnológicas, assim como novidades em geral sobre o mercado e o mundo fotográfico. Pretendo indicar leituras, curiosidades e sites que podem ajudar a vida de um fotógrafo em geral. Vale dizer que postarei opiniões próprias. Sendo assim, fiquem muito à vontade para contrariar mas sempre com critério e justificativas, ok?

Abraços e até breve!